Sobre Nós

A nossa História

A primeira data digna de registo na nossa história remonta ao ano de 1993 no dia 29 de Outubro, sendo Assistente e pároco do Louriçal, o Padre Brito que com um pequeno grupo de jovens concretiza a criação deste agrupamento, após a semente ter sido lançada pelo Prof. Belmiro na área projecto da disciplina que leccionava no Instituto D. João V.

Este projecto foi apadrinhado pelo agrupamento 471 da Mata Mourisca, nosso vizinho que nos ajudou a dar os primeiros passos na aplicação da metodologia escutista. É sempre bom ter a ajuda amiga e disponível de um agrupamento vizinho. De realçar que os primeiros acampamentos foram realizados conjuntamente. Foi também com eles que assistimos e realizamos as primeiras promessas. Sendo positivo para o crescimento dos escuteiros a existência de intercâmbio entre os agrupamentos.

No decorrer do ano 1993, três elementos participaram no CIP pois era vital para o funcionamento do nosso agrupamento estarmos dotados de dirigentes, para podermos iniciar o trabalho com as diversas secções realizando -se as primeiras actividades.

Numa paróquia em que as crianças e os jovens são um grupo etário muito significativo, não foi difícil conseguir cativá-los para este movimento, a farda, a aventura, os passeios pelas matas e a diversidade de actividades trouxeram até nós muitos elementos, o desejo do contacto com a natureza e a vida saudável fez rapidamente crescer o agrupamento para um número médio anual de escuteiros na ordem dos cinquenta, distribuídos essencialmente pelas três primeiras secções.

Mas, apesar do número elevado de escuteiros, da forte participação da comunidade, a chefia deste agrupamento tem passado por fortes e sucessivas mudanças. Assim sendo no decorrer dos anos a saída de alguns chefes acabou por criar instabilidade, não permitindo que o agrupamento tivesse um crescimento sólido e sustentado.

Podemos afirmar que o agrupamento nasceu aqui. Por este agrupamento e ao longo destes dez anos passaram e cresceram muitos jovens, por aqui também os Dirigentes foram aprendendo com o crescimento dos jovens e a experiência destes anos tem ajudado a que o grupo de Dirigentes tenha aumentado significativamente o seu empenho no escutismo e a participação junto da comunidade.

Finalmente no dia 2 de Maio de 2004, concretizou-se o sonho de 10 anos, temos a nossa bandeira, e podemos afirmar que somos o agrupamento 1244.